Livro "Da MTV para o YouTube: a convergência dos vídeos musicais"
Livro que retrata a alteração das ferramentas visuais e de marketing ao serviço do setor cultural e da música em específico.
Editora: Afrontamento
Ano: 2016
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Autor: João Pedro da Costa
Complemento supérfluo e desnecessário, veículo de promoção ou ferramenta de marketing, triunfo da imagem sobre o som, anúncio publicitário que incita ao consumo massificado, perpetuador de uma forma particularmente cruel de canibalismo cultural, alienação dos mais fracos e oprimidos, detonador de tragédias humanas, invenção da MTV, presumível suspeito do assassínio de uma estrela radiofónica cujo cadáver jamais foi encontrado, propaganda niilista de contornos fascistas, pornografia semiótica, conteúdo «viral» e, mais grave ainda, objecto artístico - de tudo um pouco já foi acusado o género audiovisual com as costas mais largas desde a invenção da televisão, e que parece ter finalmente encontrado nas plataformas digitais o seu habitat natural.O presente volume reúne um conjunto de ensaios onde se procura, a partir de uma abordagem interdisciplinar entre os Estudos Literários e as Ciências de Comunicação, proceder a uma análise textual do processo de convergência do vídeo musical da televisão para a rede.
Também poderá gostar